SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Jogos virtuais como recurso terapêutico no estímulo de funções manuaisTranstono do espectro autista: qualidade de vida e estresse em cuidadores e/ou familiares - revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

VIEIRA, Estela do Nascimento  e  CISTIA, Chrystianne Simões Del. Evolução do treino de equilíbrio dinâmico em adolescente diparético espástico submetido à programa de exercícios proprioceptivos: estudo de caso. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 77-88. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/1809-4139.20160009.

Conceituada em 1843 pelo cirurgião inglês Willian John Little, a Paralisia Cerebral (PC) é caracterizada por uma condição clínica, heterogênea, resultante de uma lesão ou má formação de caráter não progressivo sobre o Sistema Nervoso Central (SNC) em seu período maturacional, sendo que o tipo mais frequente de PC é a diparesia espástica (DE). O objetivo desta pesquisa foi avaliar a evolução do treino de equilíbrio postural dinâmico através de estratégias proprioceptivas variadas. O presente estudo trata-se de uma pesquisa experimental do tipo "estudo de caso" com a participação do adolescente G.R.A. na faixa etária de quinze anos, acometido de PC do tipo DE. Toda pesquisa foi conduzida no ambiente da academia de ginástica Reentry Sport Center, São Paulo/SP. As avaliações foram realizadas através das seguintes metodologias: Escala de Equilíbrio de Berg, Programa de treinamento proprioceptivo, Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) e filmagem das intervenções realizadas e traduzidas através da adaptação da Escala de Equilíbrio de Berg. Os resultados finais do estudo evidenciaram o promissor e considerável aumento nos ajustes posturais compensatórios e antecipatórios para o controle do equilíbrio postural dinâmico em ambientes de superfícies estáveis e instáveis. Contudo, acredita-se na importante necessidade de aplicação de estratégias de treinamento proprioceptivo em pessoas com diparesia espástica, buscando promover uma melhor equivalência motora em atividades funcionais.

Palavras-chave : Paralisia Cerebral; Equilíbrio Postural; Propriocepção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License