SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Evolution of dynamic balance training in adolescent diparético spastic front proprioception exercises program: case study"M-learning": an electronic tool for teachers to identify signs of inattention and hyperactivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

MIELE, Fernanda Gonçalves  and  AMATO, Cibelle Albuquerque de la Higuera. Transtono do espectro autista: qualidade de vida e estresse em cuidadores e/ou familiares - revisão de literatura. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 89-102. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/1809-4139.20160010.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por prejuízos na comunicação, interação social e comportamental. De maneira geral, a família e os cuidadores são os primeiros a identificar alterações comportamentais na criança. As famílias que possuem crianças com o transtorno do espectro autista apresentam um elevado nível de preocupação em relação ao bem-estar de seus filhos, ao período e as condições sob as quais permanecerão assistidos. Dessa forma, a família é considerada um agente importante no tratamento e suporte, sendo parte integrante do tratamento. O presente estudo tem como objetivo analisar artigos relacionados ao estresse e qualidade de vida de familiares e/ou cuidadores de crianças com TEA. Os artigos analisados destacam a importância do acompanhamento de pais e cuidadores de crianças com TEA, indicando possíveis fatores que podem interferir no estresse e qualidade de vida destes. A partir da análise dos artigos apresentada concluiu-se pela necessidade de que sejam realizadas mais pesquisas sobre os impactos do TEA na qualidade de vida e estresse de cuidadores e familiares no Brasil, de forma a contemplar a realidade social e as características socioeconômicas do país.

Keywords : Transtorno do Espectro Autista; qualidade de vida; estresse; família; cuidadores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License