SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Transtorno del espectro autista: calidad de vida y el estrés en cuidadores - revisión de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versión impresa ISSN 1519-0307versión On-line ISSN 1809-4139

Resumen

NAVILLE, Sarah Isabella Maas  y  TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz. "M-learning": uma ferramenta eletrônica para professores para a identificação de sinais de desatenção e hiperatividade. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 103-116. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/1809-4139.20160011.

Sinais comportamentais de desatenção e hiperatividade/impulsividade em crianças no ambiente escolar podem diminuir as oportunidades de relacionamento socialmente competente e o desenvolvimento de competências acadêmicas. A percepção do professor e sua capacidade para intervenção dependem de acesso à informação sobre o tema. O objetivo do estudo foi desenvolver uma ferramenta eletrônica para a capacitação de professores na identificação e manejo comportamental de sinais de desatenção e hiperatividade/impulsividade em sala de aula, acessível em dispositivos móveis pessoais com acesso à internet, realizado em 2 fases: 1. Construção da Ferramenta. 2. Avaliação da Ferramenta por um grupo de professores. RESULTADOS: a ferramenta foi desenvolvida e acessada a partir de aparelhos "smartphones" por professores de Educação Básica e a modalidade "M-learning" teve aceitação de 84,6% dos participantes. Considera-se que a ferramenta possibilitará a transposição de conteúdos de mídia impressa para mídias interativas e móveis permitindo ao professor um monitorar o comportamento do aluno, bem como o desenvolvimento de intervenções em ambiente escolar para a diminuição de padrões comportamentais de desatenção e hiperatividade.

Palabras clave : desatenção; hiperatividade; impulsividade; manejo; m-learning.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License