SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Qualidade de vida de cuidadores de pessoas com Síndrome de Down: revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

CAMARGO, Esther Lopes Ricci Adari; ZACCARELLI-MAGALHAES, Julia; FUKUSHIMA, André Rinaldi  e  SPINOSA, Helenice de Souza. Comportamento materno: uma revisão da inter-relação com a toxicologia do desenvolvimento em roedores. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 08-25. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v17n1p8-25.

A toxicologia do desenvolvimento é uma ciência que estuda os efeitos adversos que ocorrem nos organismos em desenvolvimento, expostos a diferentes agentes químicos antes da concepção, durante o desenvolvimento pré-natal e pós-natal até a puberdade. Recentemente, o interesse pelo estudo do comportamento materno no contexto da toxicologia do desenvolvimento cresceu, uma vez que, os cuidados com o neonato de mamíferos podem causar grande impacto no seu desenvolvimento. Desse modo, essa revisão teve como objetivo elucidar o comportamento materno e sua importância para o desenvolvimento da saúde mental e física da prole, bem como, as consequências deletérias da negligência materna e sua inter-relação com toxicologia do desenvolvimento, focando nos aspectos do comportamento materno em roedores, por esse ser o modelo de escolha em estudo de toxicidade pré-clínicos. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico em livros, periódicos e teses obtidos nas bases de dados PubMed, Scopus e ScienceDirect entre os anos de 1966 e 2017. Os trabalhos selecionados mostraram que o comportamento materno é fundamental para o desenvolvimento da prole de roedores. Assim, alterações no vínculo mãe-filhote podem gerar distúrbios sociais permanentes nos filhotes, evidenciando a importância de estudos no âmbito comportamental. Esses estudos também mostraram a importância da regulação endócrina e neuroquímica na manifestação do comportamento materno, em especial o neurotransmissor dopamina, já que ao controlar a síntese e secreção de prolactina, atua na manifestação do vínculo mãe-filhote, necessário para despertar os cuidados da mãe no desenvolvimento da prole. Outro aspecto relevante foi que substâncias como praguicidas e fármacos, quando presentes no período gestacional, podem levar a modificações permanentes às gerações futuras, tanto de origem física-anatômica quanto relacionados ao comportamento.

Palavras-chave : Toxicologia do Desenvolvimento; Teratologia; Toxicologia Reprodutiva; Comportamento Materno.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License