SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Developmental toxicology: a review of maternal behavioral aspects in mammalsConduct disorder: prevalence, risk/protective factors and impact in the life school and adulthood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

RONCA, Roberta Pasqualucci  and  BLASCOVI-ASSIS, Silvana Maria. Qualidade de vida de cuidadores de pessoas com Síndrome de Down: revisão de literatura. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 26-38. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v17n1p26-38.

A Síndrome de Down (SD) é caracterizada por uma cromossomopatia, cujo quadro clínico é explicado por um desequilíbrio presente na constituição dos cromossomos, com a presença de três cópias do par 21. A avaliação da qualidade de vida (QV) é cada vez mais utilizada na área da Saúde. Igualmente, a preocupação com a QV de cuidadores de pessoas com algum distúrbio é de suma importância, pois o comprometimento desta, pode interferir de forma negativa no processo de reabilitação da pessoa cuidada. O objetivo deste estudo foi analisar artigos que avaliem a QV de pais e/ou cuidadores de indivíduos com SD, por meio das bases de dados da Bireme e Pubmed. O método utilizado foi de revisão bibliográfica através dos descritores: "Qualidade de vida", "cuidador", "Síndrome de Down e "família". Foram encontrados 161 artigos publicados entre 2006 e 2016. Desse total, 14 artigos foram utilizados para compor essa revisão de acordo com critérios estabelecidos. Conclui-se que a mãe é a principal cuidadora de pessoas com SD e indicam que a melhor QV está diretamente relacionada com suporte social, com o aumento da capacidade funcional e atividades de vida diária do filho.

Keywords : Síndrome de Down; Qualidade de Vida; Cuidador; Família; Pais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License