SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Qualidade de vida de cuidadores de pessoas com Síndrome de Down: revisão de literaturaRepercussões cognitivas e comportamentais pela exposição ao álcool durante a gestação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

VILHENA, Karime  e  PAULA, Cristiane Silvestre de. Problemas de conduta: prevalência, fatores de risco/proteção; impacto na vida escolar e adulta. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 39-52. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v17n1p39-52.

Problemas de Conduta (PDC) são comportamentos antissociais, mais comuns no sexo masculino e dividem-se em Transtorno de Conduta (TC) e Transtorno de Oposição Desafiante (TOD), caracterizados por comportamentos de insensibilidade, relacionamento conturbado com pares, agressão física a outras pessoas, oposição a adultos e figuras de autoridade e violação a normas. O principal objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura de estudos sobre PDC na infância/adolescência conduzidos em diferentes países, com foco particular no Brasil. Foram identificadas duas revisões sistemáticas além de artigos, teses/dissertações, sendo a maior parte dos dados produzidos fora do Brasil. Os achados apontam: (1) taxa média de prevalência de TC de 3,6% e 3,5% para TOD; (2) principais fatores associados aos PDC: qualidade do ambiente doméstico/comunitário em que crianças/adolescentes estão inseridos; (3) a exposição aos PDC pode levar a consequências desfavoráveis ao longo da vida, incluindo uso/abuso de álcool/substâncias, desenvolvimento de outros problemas de saúde mental, desemprego/dificuldades financeiras; (4) impacto negativo na vida acadêmica; (5) custo social/econômico ao indivíduo e à sociedade. Concluindo: verifica-se a necessidade de novas pesquisas brasileiras visando compreender o cenário dos PDC na infância/adolescência, contribuindo nos âmbitos social, psicológico, acadêmico e econômico dos sujeitos com PDC, suas famílias e toda sociedade.

Palavras-chave : Problema de Conduta; Problemas Escolares; Fatores de Risco; Fatores de Proteção; Criança/Adolescente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License