SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Conduct disorder: prevalence, risk/protective factors and impact in the life school and adulthoodQualitative analysis of the effect of equine-assisted therapy for children with cerebral palsy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

BAKARGI, Giselle Morais Lima. Repercussões cognitivas e comportamentais pela exposição ao álcool durante a gestação. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 53-61. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v17n1p53-61.

Os transtornos do espectro alcoólico fetal representam, atualmente, a principal causa de retardo mental na América do Norte, à frente da síndrome de Down e da paralisia cerebral. Os efeitos prejudiciais do álcool no cérebro em desenvolvimento têm repercussões sequenciais sobre os perfis sociais e neurocognitivos dos indivíduos afetados. O objetivo desta revisão é evidenciar os resultados de investigações realizadas com animais e humanos expostos ao álcool durante a gestação, frisando os impactos na cognição e no comportamento. Trata-se de uma revisão de literatura e a busca ocorreu na base Pubmed, utilizando-se os descritores: gestation, alcohol, behavioral impact. Utilizaram-se dois filtros: o primeiro focalizou apenas trabalhos publicados nos últimos dez anos, e o segundo, apenas revisões de literatura. As pesquisas apontaram que animais e humanos expostos ao álcool durante a gestação e que apresentam os Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal manifestam deficiências na aprendizagem e na memória, no funcionamento executivo e linguagem, bem como demonstram hiperatividade, impulsividade, habilidades de comunicação pobres, dificuldades com raciocínio social, moral e psicopatológica. Espera-se que, com maior discussão desses dados, se intensifique a criação de medidas que busquem uma identificação precoce dos novos casos e que determinem um tratamento adequado dos casos existentes.

Keywords : Alcoolismo; Gravidez; Cognição; Comportamento; Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License