SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Repercussões cognitivas e comportamentais pela exposição ao álcool durante a gestaçãoSó ele me interessa! Aspectos simbióticos durante uma psicoterapia pais-bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

FERREIRA, Jackeline Tuan Costa; CARVALHO, Diego Lorenzi de; CARBONERO, Flávia Cristina  e  CAMPOS, Denise. Análise qualitativa do efeito da equoterapia para crianças com paralisia cerebral. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 62-68. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v17n1p62-68.

A paralisia cerebral (PC) é uma lesão que afeta o sistema nervoso central e determina uma desordem motora. A equoterapia é um método terapêutico que ajuda na reabilitação de crianças com deficiência. Este estudo teve por objetivo avaliar crianças com PC pré e pós-tratamento equoterapêutico. Tratou-se de um estudo de caso de três crianças com PC. Para avaliação foi utilizada a Medida de Independência Funcional (MIF). O tratamento foi realizado individualmente utilizando cavalo e protocolo de exercícios. Cada sessão durou 30 minutos, sendo uma vez por semana, durante seis meses. Após o tratamento, as crianças apresentaram aumento na pontuação total da MIF. Houve melhora nos itens relativos à autocuidados (alimentação, higiene pessoal, banho, vestir-se, uso do vaso sanitário), mobilidade (leito/cadeira, vaso sanitário, banheiro/chuveiro), locomoção (marcha/cadeira de rodas, escadas), comunicação (expressão) e cognição social (interação social, resolução de problemas). Concluiu-se que a equoterapia foi eficaz no tratamento de crianças com PC.

Palavras-chave : Equoterapia; Terapia Assistida Por Cavalos; Paralisia Cerebral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License