SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Só ele me interessa! Aspectos simbióticos durante uma psicoterapia pais-bebêLeitura dialógica adaptada para uma criança com transtorno do espectro autista: um estudo preliminar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

RIBAS, Marcos Lázaro Vasquez  e  RIBEIRO, Nildo Manoel da Silva. Análise da fadiga em pacientes com esclerose múltipla: um estudo preliminar. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 77-86. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v17n1p77-86.

INTRODUÇÃO: A esclerose múltipla é uma doença neurológica desmielinizante do sistema nervoso central que afeta principalmente mulheres jovens. Sendo um dos seus principais sintomas a fadiga muscular, a qual pode afetar na qualidade de vida do indivíduo. OBJETIVO: avaliar a prevalência da fadiga em portadores, acompanhados pelo Centro do Estado da Bahia, a fim de identificar as características frequentes, associando ao quadro de incapacidade funcional do indivíduo, compreendendo melhor sobre a fadiga e as associações com a incapacidade funcional, criando um raciocínio do tratamento. MÉTODO: O presente estudo consiste de um estudo descritivo transversal preliminar. A amostra foi de conveniência, constituída por 26 pacientes diagnosticados com Esclerose Múltipla cadastrados no ambulatório, que forneceram seus dados sócio demográficos e responderam as escalas de fadiga (MFIS) e de incapacidade funcional (EDSS). RESULTADOS: dos 26 pacientes, eram 23 mulheres (88,46%) e três homens (11,54%), com idade média de 41, 48 anos, a média de tempo de doença foi de 6,4 anos. 66,7% dos pacientes apresentaram fadiga, sendo a média da MFIS 48, e na incapacidade funcional foi encontrado uma média 3,27 na EDSS. CONCLUSÃO: Houve um aumento da prevalência de fadiga e de incapacidade funcional na população.

Palavras-chave : Esclerose Múltipla; Fadiga Muscular; Fadiga; Pessoas com Deficiência; Qualidade de vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License