SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Analysis of fatigue in patients with multiple sclerosis: a preliminary studyExecutive functions and social skills in autistic spectrum: a study multicases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

GUEVARA, Victor Loyola de Souza; QUEIROZ, Lara Rodrigues  and  FLORES, Eileen Pfeiffer. Leitura dialógica adaptada para uma criança com transtorno do espectro autista: um estudo preliminar. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 87-99. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v17n1p87-99.

A Leitura Dialógica (LD) consiste na leitura compartilhada de livros ilustrados intercalada com perguntas, feedback e expansão das respostas da criança. Estudos que adaptaram a LD para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são promissores, mas ainda são escassos. Este estudo piloto, realizado em uma escola pública, teve por objetivo adaptar um procedimento de LD para uma criança com TEA e verificar efeitos sobre engajamento na tarefa e participação verbal. Foram lidas 20 obras infantis com a criança em três etapas: (1) LD com todos os tipos de perguntas usados tradicionalmente na LD - perguntas abertas, de distanciamento e de identificação de emoções, por exemplo; (2) LD apenas com perguntas "tipo Q", como: "O que é isto?", "Quem é este?", "O que ela está fazendo?"; (3) Inclusão de uma hierarquia crescente de dicas vocais - repetir a pergunta, oportunidade para completar as respostas e apresentação do modelo de resposta. Na Etapa 1 houve alta frequência de se levantar e de ecolalia imediata e não houve iniciações verbais. Na Etapa 2 aumentaram as respostas vocais adequadas, cessaram as ecolalias imediatas e surgiram iniciações verbais da criança, e estas últimas aumentaram na Etapa 3. A restrição feita da variedade de perguntas a partir da Etapa 2 pode ter auxiliado o desempenho ao diminuir o número de diferentes dimensões às quais a criança precisava atentar para responder. As perguntas do mediador podem ter funcionado como modelos para a criança fazer iniciações verbais. Estudos futuros deverão replicar o procedimento usando linha de base múltipla.

Keywords : Inclusão Escolar; Autismo; Comportamento Verbal; Leitura Compartilhada; Interação Verbal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License