SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Leitura dialógica adaptada para uma criança com transtorno do espectro autista: um estudo preliminar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

MARANHAO, Samantha Santos de Albuquerque  e  PIRES, Izabel Augusta Hazin. Funções executivas e habilidades sociais no espectro autista: um estudo multicasos. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 100-113. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v17n1p100-113.

O presente estudo objetiva investigar as habilidades sociais, funções executivas e teoria da mente de crianças com diagnóstico de Autismo. Tal hipótese fundamenta a heterogeneidade sintomática vigente na nosologia do Autismo, bem como auxilia o diagnóstico e tratamento adequado. Trata-se de estudo multicasos guiado por princípios metodológicos de Luria. Participaram seis crianças diagnosticadas com Autismo. O protocolo avaliativo contemplou anamnese com os pais, entrevista com as escolas, testes psicométricos e atividades qualitativas. Refuta-se a hipótese inicial de que o nível de inteligência influenciaria diretamente sobre as habilidades sociais. Confirma-se, entretanto, o papel decisivo do nível de desenvolvimento da linguagem para a interação e compreensão dos processos sociais. Logo, os perfis executivos e de habilidades sociais são influenciados diretamente pelo nível de desenvolvimento da linguagem verbal.

Palavras-chave : Transtorno do Espectro Autista; Habilidades Sociais; Função Executiva; Teoria da Mente; Avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License