SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Predictors of ventilator weaning in pediatricsReports of mothers of children with autism spectrum disorder in a group setting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

BRESSAN, Raieli Ciscato; SILVA, Ana Nathália Eduarda Farias da; KURTZ, Isadora Gastaldo  and  SMEHA, Luciane Najar. Reverberações do atendimento em saúde na construção do vínculo mãe-bebê com síndrome de Down. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 43-55. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v17n2p43-55.

Buscou-se, com este estudo, conhecer as questões que envolvem a construção do vínculo mãe-bebê com síndrome de Down e, além disso, discutir a influência dos profissionais da saúde nessa experiência materna. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com a participação de oito mães de bebês diagnosticados com a síndrome. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista individual semiestruturada. O material obtido foi submetido a uma análise textual discursiva. Os resultados revelam que a relação mãe-bebê é permeada pela presença dos profissionais da saúde. Na maioria das situações eles são percebidos como facilitadores da experiência materna, na construção do vínculo, no processo de luto e como integrante da rede de apoio. No entanto, em algumas experiências maternas o profissional da saúde foi agente desestabilizador, especialmente quando não dispôs informações sobre a condição do bebê ou não disponibilizou suporte técnico ou afetivo à família.

Keywords : síndrome de Down; vínculo; maternidade; profissional da saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License