SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Preditores de desmame ventilatório em pediatriaRelatos de mães de crianças com transtorno do espectro autista em uma abordagem grupal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

BRESSAN, Raieli Ciscato; SILVA, Ana Nathália Eduarda Farias da; KURTZ, Isadora Gastaldo  e  SMEHA, Luciane Najar. Reverberações do atendimento em saúde na construção do vínculo mãe-bebê com síndrome de Down. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 43-55. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v17n2p43-55.

Buscou-se, com este estudo, conhecer as questões que envolvem a construção do vínculo mãe-bebê com síndrome de Down e, além disso, discutir a influência dos profissionais da saúde nessa experiência materna. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com a participação de oito mães de bebês diagnosticados com a síndrome. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista individual semiestruturada. O material obtido foi submetido a uma análise textual discursiva. Os resultados revelam que a relação mãe-bebê é permeada pela presença dos profissionais da saúde. Na maioria das situações eles são percebidos como facilitadores da experiência materna, na construção do vínculo, no processo de luto e como integrante da rede de apoio. No entanto, em algumas experiências maternas o profissional da saúde foi agente desestabilizador, especialmente quando não dispôs informações sobre a condição do bebê ou não disponibilizou suporte técnico ou afetivo à família.

Palavras-chave : síndrome de Down; vínculo; maternidade; profissional da saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License