SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Fundamental movement skills development in children with intellectual disabilities: difference between sexesAttentional atypicalities in autism spectrum disorder and the broader autism phenotype author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

GONCALVES, Jéssica da Silva; CARBONERO, Flávia Cristina; BEZERRA, Fábio  and  CAMPOS, Denise. Efeitos da fisioterapia no acidente vascular cerebral na infância: uma revisão baseada em evidências. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp. 104-116. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v18n1p104-116.

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de lesão cerebral adquirida em crianças e pode causar várias sequelas sensório-motoras. O objetivo deste estudo foi verificar, por meio de revisão da literatura, os efeitos do tratamento fisioterapêutico em crianças que tiveram AVC. Como metodologia, adotou-se a revisão integrativa de literatura. Foram incluídos artigos publicados nas bases de dados PubMed, Lilacs, SciELO, Medline, Google Acadêmico e PEDro, nos idiomas inglês e português, entre 2007 e 2017. Excluíram-se artigos cuja amostra era composta por adultos e/ou os distúrbios motores decorriam de outras patologias que não fossem AVC. Selecionaram-se 21 artigos e utilizaram-se seis, que atenderam aos critérios estabelecidos. Verificou-se que a fisioterapia melhora o tônus muscular, a força muscular, o equilíbrio e a função motora em crianças que tiveram AVC, por meio da utilização de fisioterapia convencional, terapia de restrição e indução de movimento e facilitação neuromuscular proprioceptiva. Sugere-se, a partir desta revisão de literatura, que a fisioterapia pode ser indicada no tratamento de crianças que tiveram AVC. Cabe destacar, no entanto, que esse tema é pouco explorado na literatura, sendo necessários estudos adicionais para demonstrar a eficácia das técnicas e dos recursos fisioterapêuticos em longo prazo.

Keywords : Acidente vascular cerebral; Criança; Transtornos motores; Fisioterapia; Modalidades de fisioterapia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License