SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Effects of physical therapy on childhood stroke: an evidence-based reviewGenetic and functional differences between Bethlem miopathyand Ullrich congenital muscular dystrophy - case studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

SPANIOL, Mayra Muller. Diferenças atencionais no transtorno do espectro autista e no fenótipo ampliado do autismo. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp. 117-147. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v18n1p117-147.

Embora diferenças atencionais não sejam sintomas centrais do Transtorno do Espectro Autista (TEA), déficits atencionais são frequentemente encontrados entre crianças e adultos com TEA, e até mesmo relacionados ao desenvolvimento de sintomas do TEA. Neste artigo teórico, serão discutidas diferenças atencionais precoces observadas no TEA, como o desengajamento da atenção. Outras diferenças na percepção também serão revisadas, no que concerne à alocação atípica de atenção e percepção de faces e estímulos sociais, e ao processamento de recursos globais e locais. A teoria da função executiva no TEA é revisada brevemente, contrastando com evidências de desempenho aprimorado em tarefas visuoespaciais, trazendo uma nova estrutura teórica (Teoria de Mecanismo Duplo de Controle) para explicar discrepâncias no desempenho no TEA e no Fenótipo Ampliado do Autismo. Finalmente, o conceito de treinamento atencional em TEA também é sugerido como uma intervenção viável para trazer melhorias generalizadas para crianças com TEA.

Keywords : Transtorno do Espectro Autista; Atenção; Percepção; Fenótipo ampliado do autismo; Intervenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License