SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2O bebê com síndrome de Down: a percepção dos profissionais acerca da formação do vínculo materno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

MELLO, Enilda Marta Carneiro de Lima; SILVA, Gabriella lourenço dos Santos; TRIGUEIRO, Rafaella Zveiter  e  OLIVEIRA, Ana Leticia de Souza. A influência da equoterapia no desenvolvimento global na paralisia cerebral: revisão da literatura. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 12-27. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v18n2p12-27.

INTRODUÇÃO: A paralisia cerebral (PC) é conceituada como encefalopatia crônica não progressiva da infância e tem como características distúrbios motores e de postura. Esta é classificada quanto às formas, o local da lesão, a etiologia e a distribuição topográfica. A equoterapia é um método que utiliza o cavalo como instrumento fisioterapêutico. A escala GMFM (Gross Motion Function Mesure - Mensuração da Função Motora Grossa) avalia as alterações na função motora ampla. OBJETIVO: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura para verificar o efeito da equoterapia no equilíbrio global em crianças com paralisia cerebral, com base em artigos, livros e sites. Materiais e métodos: A pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados: Lilacs, Bireme, PubMed/Medline, SciELO e Google Acadêmico. RESULTADOS: Foram encontrados para a pesquisa 88 artigos; desses, 33 no Google Acadêmico, dos quais 23 foram excluídos e selecionados apenas dez para compor esta pesquisa. Na base de dados Bireme foram encontrados 18, excluídos 16 e utilizados na pesquisa apenas três. Na base Lilacs foram encontrados sete e nenhum deles foi utilizado por não se encaixar nos critérios preestabelecidos na pesquisa. No SciELO foram encontrados dois artigos, excluído um e utilizado um. E, finalmente, foram encontrados 27 artigos, selecionados cinco e excluídos 22 da base de dados PubMed/Medline, resultando, dentre os 88 artigos encontrados, 69 excluídos e 19 utilizados para compor a pesquisa. CONCLUSÃO: A partir dos autores analisados, verificou-se que a equoterapia tem um efeito positivo no equilíbrio global nas crianças com paralisia cerebral.

Palavras-chave : Paralisia cerebral; Terapia assistida por cavalos; Reabilitação; Fisioterapia; Equilíbrio postural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License