SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2A influência da equoterapia no desenvolvimento global na paralisia cerebral: revisão da literaturaCapacitação parental para comunicação funcional e manejo de comportamentos disruptivos em indivíduos com transtorno do espectro autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

FERREIRA, Maria Evanir Vicente et al. O bebê com síndrome de Down: a percepção dos profissionais acerca da formação do vínculo materno. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 28-45. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v18n2p28-45.

As manifestações clínicas ocasionadas pela síndrome de Down requerem a intervenção de diferentes profissionais da área da saúde. Sua atuação é imprescindível para o desenvolvimento da criança e para atenuar as angústias da experiência materna. Assim, a presença dos profissionais envolvidos no nascimento de uma criança com deficiência reverbera no estabelecimento do vínculo mãe-bebê. O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção desses profissionais em relação à sua contribuição para a construção do vínculo mãe-bebê. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, da qual participaram dez profissionais da área de saúde. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semiestruturada individual. Após, os dados foram submetidos à análise textual qualitativa. Os resultados mostraram que os profissionais da saúde, em sua maioria, têm consciência sobre a sua importância para o desenvolvimento de um bom vínculo da mãe com seu bebê. Entre as atuações importantes, destaca-se o fortalecimento da autonomia e segurança da mãe diante das necessidades de cuidados especiais. Ressalta-se que os profissionais envolvidos no atendimento, durante os primeiros meses, desempenham papel primordial no sentido de favorecer o vínculo mãe-bebê. Além disso, é necessário que operem como uma significativa rede de apoio para a mãe e outros membros da família.

Palavras-chave : Síndrome de Down; Saúde da criança; Profissional da saúde; Vínculo; Maternidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License