SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Parental training for functional communication and management of disruptive behavior in individuals with autism spectrum disordersEffect of aquatic physiotherapy in the postoperative period of hip in children with cerebral palsy GMFCS V author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

ROCHA, Marina Monzani da  and  CAROLINA FERNANDES DA MATTA, Ana. Avaliação de problemas emocionais/comportamentais em pré-escolares na perspectiva dos pais e das mães. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 65-82. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v18n2p65-82.

Ainda que ambos os pais convivam com seu filho no mesmo contexto, a interação de cada um com este é diferente, assim como suas próprias percepções sobre os comportamentos desta criança. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo verificar as concordâncias e discordâncias nas avaliações dos problemas emocionais/comportamentais de crianças pré-escolares a partir da perspectiva de pais e mães. Para tanto, 19 pais e mães de crianças com idades entre 2 e 4 anos, estudantes de escolas municipais infantis, responderam ao CBCL/1,5-5 (Child Behavior Checklist). A correlação de Spearman entre as pontuações dos informantes variou de -0,171 a 0,464 para as diferentes escalas do instrumento. O teste dos postos sinalizados de Wilcoxon para amostras pareadas não indicou diferenças significativas entre os escores médios obtidos. Os índices de concordância da pontuação na faixa normal ou clínica do CBCL/1,5-5 variaram de não concordante à concordância moderada, sendo a maior concordância encontrada nas escalas Problemas de oposição e desafio (Kappa = 0,477) e Problemas com o sono (Kappa = 0,441). Ainda que tenham sido encontradas mais semelhanças do que diferenças entre as avaliações feitas pelos pais e mães sobre o comportamento das crianças desta amostra, defende-se a importância de avaliações a partir de múltiplos informantes para o rastreio de problemas e/ou melhor compreensão do quadro clínico.

Keywords : Comportamento infantil; Avaliação; Lista de checagem; Pré-escolares; Pais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License