SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Avaliação de problemas emocionais/comportamentais em pré-escolares na perspectiva dos pais e das mãesConcepção de professores sobre a inclusão do aluno com autismo: uma pesquisa bibliográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

CASTRO, Caio Roberto Aparecido de Paschoal; BARBOSA, José Luis Rodrigues  e  BRAGA, Douglas Martins. Efeito da fisioterapia aquática no pós-operatório de quadril em crianças com paralisia cerebral GMFCS V. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 83-93. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v18n2p83-93.

INTRODUÇÃO: Os pacientes com paralisia cerebral, classificados como nível V na Gross Motor Function Classification System (GMFCS), possuem alterações nos quadris que muitas vezes necessitam de cirurgia. Após as cirurgias, a dor no quadril é comum, dificultando a higiene, a alimentação e o vestir. A fisioterapia aquática é uma das modalidades terapêuticas que podem auxiliar na analgesia. OBJETIVO: Verificar o efeito da fisioterapia aquática na analgesia de quadris em pacientes pós-operatórios de paralisia cerebral e a influência para facilitar as atividades de higienização, vestir e alimentação. MÉTODO: Estudo retrospectivo. Foram avaliados 137 prontuários e selecionados seis prontuários de pacientes, contendo informações quanto a sexo, idade, tipo de cirurgia, tempo de reabilitação e informações em relação ao quadro álgico, higiene, vestuário e alimentação, utilizando a Escala Visual Analógica, após a intervenção na fisioterapia aquática. RESULTADOS: A média de idade dos pacientes era de 9,3 ± 3,0 anos e 80% foram submetidos a procedimentos cirúrgicos de partes moles em conjunto com partes ósseas. Tempo médio de reabilitação de 4 ± 0,9 meses. De acordo com a opinião dos pais, a dor foi amenizada (p = 0,034), a higiene (p = 0,034) e o vestuário (p = 0,057) ficaram facilitados após a intervenção. CONCLUSÃO: A fisioterapia aquática promove analgesia importante nos pacientes com paralisia cerebral nível V na GMFCS, a higiene e o vestuário foram facilitados pós-intervenção.

Palavras-chave : Pós-operatório; Paralisia cerebral; Hidroterapia; Analgesia; Quadril.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License