SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Efeito da fisioterapia aquática no pós-operatório de quadril em crianças com paralisia cerebral GMFCS VAnálise da utilização do desenho universal para aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

ADURENS, Fernanda Delai Lucas  e  VIEIRA, Camila Mugnai. Concepção de professores sobre a inclusão do aluno com autismo: uma pesquisa bibliográfica. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 94-124. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v18n2p94-124.

A inclusão escolar de alunos com autismo é complexa, pois ultrapassa o aspecto pedagógico, envolvendo também questões comportamentais, sociais e afetivas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de analisar as concepções de professores sobre o processo de inclusão escolar de pessoas com autismo. A busca foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO) a partir de termos relacionados ao tema, com critérios de inclusão como: artigos em português, disponíveis na íntegra e gratuitamente on-line e publicados nos últimos dez anos. Foram encontrados e analisados 13 artigos. Os resultados apontaram as dificuldades dos educadores com a inclusão do autismo, a importância da capacitação, mas também a disponibilidade destes para aprender. Verificou-se a necessidade de materiais didáticos de qualidade, apoio de uma equipe multiprofissional e atendimento aos familiares.

Palavras-chave : Docentes; Educação Especial; Transtorno autístico; Educação inclusiva; Pesquisa bibliográfica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License