SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Evidências em equoterapia na paralisia cerebral: uma revisão de literatura a partir da base PEDro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

CHAIM, Maria Paula Miranda; COSTA NETO, Sebastião Benício da; PEREIRA, Aminny Farias  e  GROSSI, Fabiana Regina da Silva. Qualidade de vida de cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista: revisão da literatura. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 9-34. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v19n1p9-34.

O transtorno do espectro autista (TEA) é uma alteração no neurodesenvolvimento que se manifesta no início da infância e que tem trazido indagações pertinentes no âmbito científico por se tratar de um diagnóstico que atinge 1% da população geral e ainda não apresenta uma causa etiológica definida. A família da criança com TEA necessita de cuidado e suporte de profissionais habilitados. Considerando isso, este artigo é uma revisão sistemática da literatura, com a finalidade de responder às seguintes questões: “Qual é o estado da arte das investigações sobre a QV dos pais de crianças com TEA?” e “Quais são as principais características que a literatura evidencia sobre o tema?”. Assim, o objetivo foi analisar a produção científica publicada nos anos de 2016 e 2017 sobre a temática. A busca bibliográfica foi realizada no Portal Capes com os seguintes descritores: “qualidade de vida” e “cuidadores” em combinação com “autismo”, nos idiomas português e inglês. Identificaram-se 746 artigos, dos quais 18 se enquadraram nos critérios preestabelecidos. Constatou-se que os estudos nessa temática ainda são precários, e, entre os existentes, há uma expressividade de dados que descrevem que os cuidadores de crianças em TEA apresentam prejuízos relacionados aos fatores psicológicos e à ausência de suporte social.

Palavras-chave : Autismo; Cuidadores; Qualidade de vida; Transtorno do espectro autista; Revisão da literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License