SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Qualidade de vida de cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista: revisão da literaturaA relação entre síndrome de burnout e qualidade de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

TSIFTZOGLOU, Karina et al. Evidências em equoterapia na paralisia cerebral: uma revisão de literatura a partir da base PEDro. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 36-50. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v19n1p35-50.

INTRODUÇÃO: A equoterapia (EQ) utiliza movimentos tridimensionais do cavalo com o objetivo de promover o bem-estar físico, social e psicológico, possibilitando o tratamento na forma de terapia integrada. A paralisia cerebral (PC) consiste em um grupo de distúrbios motores decorrentes de lesão permanente não progressiva, apresentando comprometimento físico, sendo mais comuns na infância. Embora a EQ seja considerada um recurso terapêutico eficiente e motivador, estudos criteriosos e metodologicamente estruturados, que demonstrem as evidências científicas desse modelo terapêutico, são necessários para que as terapias possam ser fundamentadas em critérios de elegibilidade confiáveis. OBJETIVO: O objetivo do estudo foi levantar evidências científicas sobre a EQ e o tratamento da pessoa com PC, a partir dos artigos indexados pela base Physiotherapy Evidence Database (PEDro). MÉTODO: Como descritores foram utilizados "hyppotherapy" e "cerebral palsy", sendo critérios de inclusão estudos originais do tipo ensaios clínicos aleatorizados, revisões sistemáticas e diretrizes de prática clínica em fisioterapia. RESULTADOS: Foram incluídos na pesquisa 15 artigos que atendiam aos critérios de inclusão para o estudo, seis artigos de revisão sistemática e nove artigos que relatavam ensaios clínicos, com notas de avaliação que variaram de 4/10 a 8/10. O período compreendido nesta revisão mostra um equilíbrio na produção e na busca de evidências sobre essa temática nos últimos dez anos, com cinco artigos publicados entre 2014 e 2018 e sete no período de 2009 a 2013, sendo somente três anteriores a esse período. CONCLUSÃO: A EQ configura-se como um recurso terapêutico motivador, que pode ser indicado para crianças e jovens com PC, e, embora a literatura não seja unânime na constatação de evidências, a maioria dos estudos indica benefícios dessa forma de terapia para a criança ou o jovem com PC.

Palavras-chave : Terapia assistida por cavalos; Paralisia cerebral; Reabilitação; Revisão; Modalidades de fisioterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License