SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Influência da terapia neuromotora intensiva no controle de cabeça de uma criança com paralisia cerebral do tipo quadriplegia espásticaCaracterização sociofamiliar dos educandos com transtorno do espectro autista (TEA) atendidos por uma instituição filantrópica do Rio de Janeiro/RJ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

PAIANO, Ronê et al. Futebol e funções executivas: um estudo de revisão. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 81-97. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v19n1p81-97.

A prática do futebol, além de ser uma forma de atividade de lazer, sociabilização, competição e melhora da aptidão física, pode estar associada também a benefícios cognitivos, pois um ambiente rico de desafios, como é o dos esportes coletivos, pode contribuir para estimular as funções executivas (FE). Este artigo tem como objetivo realizar um estudo de revisão sobre as correlações entre a prática do futebol e FE em crianças e adolescentes. Foram feitas buscas nas bases de dados PubMed e SciELO com os equivalentes em inglês do termo "futebol" associado a "funções executivas", ou "funções cognitivas" ou memória de trabalho, ou controle inibitório, ou flexibilidade cognitiva até fevereiro de 2019, que resultaram em 112 artigos. Após os critérios de exclusão, restaram nove artigos que foram analisados. O componente mais avaliado nos artigos foi a memória de trabalho, seguido de atenção, controle inibitório, fluência e flexibilidade cognitiva. Cinco trabalhos associaram as FE à prática do futebol. Em dois trabalhos, observou-se que os atletas adolescentes que treinavam futebol em clubes profissionais apresentavam melhores resultados nos testes de FE do que aqueles que treinavam em clubes amadores. A análise dos artigos deste estudo de revisão demonstrou que a prática de atividades esportivas - nesse caso, o futebol - pode trazer benefícios para as FE e as habilidades atencionais em crianças e adolescentes. Entretanto, mais pesquisas precisam ser desenvolvidas para se compreender a magnitude das adaptações em função do nível de complexidade e da demanda energética das atividades esportivas propostas.

Palavras-chave : Esporte; Funções cognitivas; Crianças; Controle inibitório; Futebol.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License