SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Futebol e funções executivas: um estudo de revisãoRelação entre o estado nutricional e o desenvolvimento neuropsicomotor de pré-escolares de uma creche escola particular na cidade de Maceió-AL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

RUELLA, Ivani Alves Satlher  e  AMATO, Cibelle Albuquerque de la Higuera. Caracterização sociofamiliar dos educandos com transtorno do espectro autista (TEA) atendidos por uma instituição filantrópica do Rio de Janeiro/RJ. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 98-125. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v19n1p98-125.

Apesar de ainda não possuírem marcadores biológicos definidos, os transtornos do espectro autista (TEA) pertencem à categoria denominada transtorno de neurodesenvolvimento, que indica, desde a infância, déficits nas áreas sociocomunicativa e comportamental. A presente pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa teve como objetivo realizar a caracterização sociofamiliar dos educandos com TEA atendidos por uma instituição filantrópica localizada no interior do estado do Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa 49 famílias. As análises obtidas neste estudo confirmam que, no cenário atual, a pessoa com deficiência tem acessibilidade mínima ou inexistente em relação aos seus direitos. Os resultados também asseguram que alguns riscos ambientais se manifestam pela oferta precária ou ausência de políticas públicas voltadas para o atendimento das pessoas com TEA e para suas famílias. Os dados levantados em caracterizações sociofamiliares, conforme proposto neste estudo, também podem somar-se a outros dados de estudos realizados na área da saúde, como desempenho escolar, comunicação, socialização, perfis sensoriais, entre outros, coletados por meio de instrumentos de avaliação específicos e mencionados em inúmeras pesquisas da área de distúrbios do desenvolvimento.

Palavras-chave : Pessoas com deficiência; Transtorno do espectro autista (TEA); Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF); Teoria bioecológica; Caracterização sociofamiliar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License