SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Caracterização sociofamiliar dos educandos com transtorno do espectro autista (TEA) atendidos por uma instituição filantrópica do Rio de Janeiro/RJSíndrome de Down: destreza manual e escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

ANJOS, Clarissa Cotrim dos et al. Relação entre o estado nutricional e o desenvolvimento neuropsicomotor de pré-escolares de uma creche escola particular na cidade de Maceió-AL. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 126-143. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v19n1p126-143.

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento infantil depende de fatores intrínsecos e extrínsecos para que ocorra de forma adequada, o que inclui desde a maturação do sistema nervoso central (SNC) até um estado nutricional favorável. OBJETIVO: Investigar a relação entre o estado nutricional e o desenvolvimento neuropsicomotor em pré-escolares de uma creche escola particular na cidade de Maceió-AL. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal-quantitativo realizado em uma creche escola particular. Participaram 38 crianças de dois a seis anos, avaliaram-se as medidas antropométricas e o desenvolvimento neuropsicomotor por meio do Teste de Denver II, e realizou-se análise estatística de associação entre as variáveis. RESULTADOS: Com relação ao estado nutricional, 57,9% foram classificadas com índice de massa corporal adequado para idade, 94,7% com altura baixa para idade e 76,3% com peso adequado para idade. Observou-se que 88,2% das crianças apresentaram desenvolvimento compatível com a normalidade e 17,8% apresentaram falhas no desenvolvimento. O domínio que mais apresentou falhas foi o pessoal-social (31,6%). Identificou-se uma relação estatisticamente significativa entre o peso e a altura e o desenvolvimento neuropsicomotor com p < 0,05. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os sexos com relação ao desenvolvimento por meio do Teste de Denver II e entre o índice de massa corporal e o desenvolvimento. CONCLUSÃO: Nota-se a importância deste estudo para a detecção de déficits no crescimento e desenvolvimento ainda no período pré-escolar, possibilitando uma intervenção precoce e multidisciplinar.

Palavras-chave : Fisioterapia; Crescimento e desenvolvimento; Desenvolvimento neuropsicomotor; Estado nutricional; Nutrição em saúde pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License