SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Relationship between the nutritional state and the neuropsicomotor development of preschools from a particular school nursery in the city of Maceió-AL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

SILVA, Nadja Moreira da; BLASCOVI-ASSIS, Silvana Maria  and  CYMROT, Raquel. Síndrome de Down: destreza manual e escrita. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 144-162. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v19n1p144-162.

OBJETIVO: Correlacionar o desempenho em testes de destreza manual com o desempenho em tarefas de escrita em crianças com desenvolvimento típico e com síndrome de Down (SD). MÉTODO: Participaram do estudo 30 crianças de ambos os sexos, entre seis a onze anos de idade, sendo 15 escolares com desenvolvimento típico e 15 com SD. Os participantes foram avaliados pelos seguintes instrumentos: Questionário Van Strien para preferência manual, Teste Caixa e Blocos (TCB), Teste de Função Manual Jebsen Taylor (TFMJT) e Teste de Desempenho Escolar (TDE). RESULTADOS: Observou-se correlação positiva entre o TCB e o TDE, e correlação negativa entre o TFMJT e o TDE nas crianças com desenvolvimento típico, com melhora do desempenho de acordo com o aumento da idade. Nas crianças com SD, não foi observada a mesma correlação, todavia a estatística descritiva indica que aquelas que tiveram melhor desempenho nas tarefas motoras mostraram maior habilidade de escrita, porém sem relação com o aumento da idade. DISCUSSÃO: Os resultados obtidos convergem com a literatura encontrada, demonstrando a relação entre a destreza motora manual e a habilidade de escrita, porém o TDE e a primeira tarefa do TFMJT mostraram-se de difícil aplicação para as crianças com SD, devido à dificuldade na execução da escrita. CONCLUSÃO: Os resultados indicam a necessidade de continuidade nas investigações acerca da correlação entre a destreza motora manual e o desempenho na escrita, bem como a ênfase na estimulação da função manual nos programas terapêuticos que visem otimizar o aprendizado da escrita.

Keywords : Síndrome de Down; Destreza motora; Escrita manual; Criança; Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License