SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Ionic charge reduction technology (static charges) in the human body author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

ANJOS, Clarissa Cotrim dos et al. Fatores ambientais das crianças com Síndrome de Down conforme a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 9-24. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v19n2p9-24.

INTRODUÇÃO: Na Síndrome de Down (SD), o ambiente é um fator importante no desenvolvimento, podendo esse ser um facilitador ou uma barreira para o aprendizado. É o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) que ajuda a identificar as reais necessidades do paciente. OBJETIVO: Descrever as características de um grupo de crianças com SD quanto aos fatores ambientais por meio da CIF, em um Centro Especializado em Reabilitação (CER) de uma universidade pública no estado de Alagoas. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de característica quantitativa, realizado com dez crianças com SD e que realizavam acompanhamento fisioterapêutico. Utilizou-se de instrumento de coleta de dados para os aspectos sociodemográficos e os aspectos reabilitacionais e o uso da CIF para a coleta dos fatores ambientais. RESULTADOS: Verificou-se que produtos e tecnologias foram considerados como os principais facilitadores para o desempenho das crianças. O apoio de família nuclear/parentes, a presença de cuidadores e de assistentes pessoais, a presença dos profissionais de saúde e a disponibilidade dos serviços de transporte e de educação são apontados como as principais barreiras. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A identificação dos fatores ambientais por meio da utilização da CIF proporcionou o reconhecimento dos aspectos modificáveis para melhorar o desempenho da criança na terapia, o que irá refletir nos diversos contextos nos quais a criança estará inserida (domiciliar/escolar). Sabe-se que a mudança em aspectos tão complexos vai além da prática fisioterapêutica, mas o reconhecimento da interferência de tais fatores consiste no primeiro passo.

Keywords : Classificação Internacional de Funcionalidade; Incapacidade e Saúde; Síndrome de Down; Fisioterapia; Relações familiares; Desempenho psicomotor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License