SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Fatores ambientais das crianças com Síndrome de Down conforme a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)Abordagem psicofarmacológica no transtorno do espectro autista: uma revisão narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

FERREIRA, Letícia Simões et al. Estudo de tecnologia de redução de cargas iônicas (cargas estáticas) no corpo humano. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 25-37. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v19n2p25-37.

A Síndrome Pós-Poliomielite (SPP) é um transtorno neurológico degenerativo, de progressão lenta, que se encontra na categoria das doenças do neurônio motor. A SPP é caracterizada pelo desenvolvimento de novos sintomas neuromusculares, tais como: fadiga anormal e nova fraqueza muscular, podendo ser tanto dos músculos que foram originalmente afetados quanto dos que não foram afetados previamente. Os pacientes com condições inflamatórias, tratados com o estímulo da migração de cargas elétricas nos locais de inflamação aguda ou crônica, apresentam melhora de seus quadros ao prevenir "danos colaterais" para tecidos saudáveis nas proximidades de uma lesão. O objetivo do presente estudo foi avaliar uma tecnologia de redução de cargas iônicas no impacto das dores articulares, musculares e cãibras de pacientes com SPP. Foram aleatoriamente selecionados 20 pacientes e sorteados para comporem dois grupos com dez indivíduos cada. O Grupo Controle (GC) utilizou almofada com placas de sabonete, porém sem tecnologia de íons para o tratamento de dor decorrente de cãibras. O Grupo Intervenção (GT) utilizou almofada com placas envoltas em sabonete com tecnologia de íons. Cada paciente foi submetido a avaliações relacionadas à dor, cãibra e qualidade de vida. Em ambos os grupos houve redução estatisticamente significante na frequência e intensidade de cãibras após os dez dias de utilização da almofada com ou sem tecnologia de íons. A tecnologia de redução de cargas iônicas utilizada sugere uma alteração na intensidade e frequência das cãibras em pacientes portadores de SPP.

Palavras-chave : Tecnologia biomédica; Íons; Eletricidade estática; Síndrome Pós-Poliomielite; Corpo humano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License