SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Estudo de tecnologia de redução de cargas iônicas (cargas estáticas) no corpo humanoGravidez na adolescência e educação sexual: percepções de alunas do ensino médio de um município da Serra Catarinense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

BARROS NETO, Sebastião Gonçalves de; BRUNONI, Decio  e  CYSNEIROS, Roberta Monterazzo. Abordagem psicofarmacológica no transtorno do espectro autista: uma revisão narrativa. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 38-60. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v19n2p38-60.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é descrito como um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por um repertório de deficits sociais, comunicativos e comportamentais, incluindo interesses restritos, comportamentos repetitivos e estereotipados. Os sintomas e as comorbidades associados ao TEA variam em graus de severidade e se estendem desde a tenra infância até a velhice, ocasionando prejuízos no desenvolvimento e no funcionamento cotidiano do indivíduo. A abordagem terapêutica dessa desordem inclui intervenções educacionais, psicossociais e farmacológicas. No Brasil, apenas a risperidona e a periciazina possuem indicação em bula e recomendação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para sintomas-alvo no autismo, entretanto diferentes fármacos têm sido utilizados comumente na prática clínica, com o intuito de manter sob controle a agressividade, a agitação, a impulsividade, entre outros sintomas. Portanto, este estudo objetiva revisar a abordagem psicofarmacológica em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa da literatura, realizada por meio de buscas na base de dados eletrônica (Medline/PubMed). Até agora, não existem medicamentos específicos para o TEA, contudo é impressionante a diversidade de fármacos que eventualmente têm sido utilizados de modo off label para atingir determinados sintomas-alvo discriminados. Nesse sentido, vê-se a evidente necessidade de pesquisas voltadas para o manejo farmacológico de situações específicas do TEA.

Palavras-chave : Transtorno autístico; Psicotrópicos; Psicofarmacologia; Farmacoterapia; Assistência farmacêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License