SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Abordagem psicofarmacológica no transtorno do espectro autista: uma revisão narrativaConhecimento de profissionais da saúde sobre o posicionamento do recém-nascido prematuro em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

SPANIOL, Claudia; SPANIOL, Mayra Muller  e  ARRUDA, Sonimary Nunes. Gravidez na adolescência e educação sexual: percepções de alunas do ensino médio de um município da Serra Catarinense. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 61-83. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v19n2p61-83.

Grande proporção anual de nascimentos no Brasil vem de gravidez na adolescência, o que tem repercussões sociais, econômicas e psicológicas para o desenvolvimento, tanto da mãe como para o bebê. Afinal, a vivência de uma gravidez não planejada na adolescência é cercada de fortes sentimentos, em um contexto de transformações para a gestante e seu ambiente familiar. O presente artigo caracteriza-se como o resultado do desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa que objetivou identificar as percepções de adolescentes estudantes do ensino médio de uma escola pública e uma privada de um município da Serra Catarinense acerca do tema "gravidez na adolescência". O critério de seleção da amostra foi cursar o segundo ano do ensino médio nas escolas selecionadas. Participaram do estudo 17 adolescentes, 14 estudantes da escola privada e 3 da escola pública, com a idade variando entre 16 e 18 anos. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, foi possível identificar os aspectos subjetivos dos eventos estudados mesmo tratando-se de grupos com números de participantes distintos. O instrumento da coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e a análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo proveniente das entrevistas. Os resultados apontaram que todas as adolescentes entrevistadas enxergam que a gestação precoce desponta como algo ruim, com inúmeras consequências negativas. Uma parcela significativa das estudantes já teve relações sexuais, mas conhece poucas formas de prevenir a gravidez, sem demonstrar domínio do funcionamento dos métodos existentes. A escola pública, por meio de uma abordagem diferenciada, concedeu às estudantes uma aprendizagem significativa voltada à educação sexual. As alunas da escola particular não se recordam de o tema ter sido abordado de maneira marcante na grade curricular. O presente estudo fornece subsídios para ações de educação em saúde, visando a prevenção de gravidez na adolescência.

Palavras-chave : Gravidez na adolescência; Adolescência; Educação sexual; Compreensão; Sexualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License