SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Conocimiento de profesionales de la salud sobre el posicionamiento del recién nacido prematuro en Unidad de Cuidados Intensivos Neonatal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versión impresa ISSN 1519-0307versión On-line ISSN 1809-4139

Resumen

NEPOMUCENO, Marcia de Souza Leite; FRAGOSO, Analice Oliveira; SEABRA, Alessandra Gotuzo  y  PAULA, Cristiane Silvestre de. Motivação e desempenho acadêmico entre alunos do primeiro ciclo de educação de jovens e adultos. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 103-133. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v19n2p103-133.

O presente artigo tem como objetivos: (1) descrever o perfil escolar e de motivação dos estudantes da escola Aeja Mackenzie de Educação de Jovens e Adultos (Aeja-Mack), (2) verificar se o histórico e o perfil escolar atual desses alunos têm associação com seu desempenho acadêmico, e (3) verificar se a motivação para o estudo dos alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem relação com seu desempenho acadêmico, este último considerado de maior relevância para a pesquisa. Por meio de uma abordagem que segue o desenho de estudo transversal descritivo quantitativo, foram avaliados 87 alunos dos Ensinos Fundamental I e II da Aeja-Mack. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se quatro questionários estruturados: (1) a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender para Universitários (EMA-U), com a função de caracterizar o tipo de motivação dos estudantes da EJA diante da aprendizagem; (2) Questionário Social, com dados sobre o perfil socioeconômico e questões ligadas à experiência escolar pregressa e atual dos alunos do Aeja; (3) Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (Wasi) para medida do Quociente de Inteligência (QI); e (4) dados fornecidos pela Aeja-Mack sobre desempenho acadêmico e evasão. Os resultados revelam que os motivos para abandonar a escola não estão relacionados à falta de interesse nos estudos, visto que 64,4% deixaram de estudar por necessidade de trabalhar. Quanto aos motivos para retomar os estudos na EJA, houve o predomínio da categoria "desejo em aprender a ler e escrever", destacado por 47,1% dos entrevistados. Foi observado que as associações não foram estatisticamente significantes entre a motivação como consequência do desempenho acadêmico (computado em 2016; p=0,79) nem como preditor deste desempenho (analisado em 2017; p=0,37), enquanto o QI mostrou-se um dos principais preditores do desempenho acadêmico.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos (EJA); Motivação; Desempenho acadêmico; Andragogia; Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License