SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Conhecimento de profissionais da saúde sobre o posicionamento do recém-nascido prematuro em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

NEPOMUCENO, Marcia de Souza Leite; FRAGOSO, Analice Oliveira; SEABRA, Alessandra Gotuzo  e  PAULA, Cristiane Silvestre de. Motivação e desempenho acadêmico entre alunos do primeiro ciclo de educação de jovens e adultos. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 103-133. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v19n2p103-133.

O presente artigo tem como objetivos: (1) descrever o perfil escolar e de motivação dos estudantes da escola Aeja Mackenzie de Educação de Jovens e Adultos (Aeja-Mack), (2) verificar se o histórico e o perfil escolar atual desses alunos têm associação com seu desempenho acadêmico, e (3) verificar se a motivação para o estudo dos alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem relação com seu desempenho acadêmico, este último considerado de maior relevância para a pesquisa. Por meio de uma abordagem que segue o desenho de estudo transversal descritivo quantitativo, foram avaliados 87 alunos dos Ensinos Fundamental I e II da Aeja-Mack. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se quatro questionários estruturados: (1) a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender para Universitários (EMA-U), com a função de caracterizar o tipo de motivação dos estudantes da EJA diante da aprendizagem; (2) Questionário Social, com dados sobre o perfil socioeconômico e questões ligadas à experiência escolar pregressa e atual dos alunos do Aeja; (3) Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (Wasi) para medida do Quociente de Inteligência (QI); e (4) dados fornecidos pela Aeja-Mack sobre desempenho acadêmico e evasão. Os resultados revelam que os motivos para abandonar a escola não estão relacionados à falta de interesse nos estudos, visto que 64,4% deixaram de estudar por necessidade de trabalhar. Quanto aos motivos para retomar os estudos na EJA, houve o predomínio da categoria "desejo em aprender a ler e escrever", destacado por 47,1% dos entrevistados. Foi observado que as associações não foram estatisticamente significantes entre a motivação como consequência do desempenho acadêmico (computado em 2016; p=0,79) nem como preditor deste desempenho (analisado em 2017; p=0,37), enquanto o QI mostrou-se um dos principais preditores do desempenho acadêmico.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos (EJA); Motivação; Desempenho acadêmico; Andragogia; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License