SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Fisioterapia aquática no desenvolvimento motor grosso de lactente prematuro com malformações congênitas de membros superiores: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; GROSSI, Vitor Gabriel Ribeiro  e  GROSSI, Breno Henrique Ribeiro. O processo de ensino e aprendizagem dos alunos com TEA nas escolas regulares: uma revisão de teses e dissertações. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 12-40. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n1p12-40.

Este artigo teve como objetivo fazer uma revisão das dissertações de mestrado e teses de doutorado que analisaram o processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nas escolas regulares. Assim, foi feita uma pesquisa documental, na qual se utilizaram documentos do banco de teses e dissertações do portal do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O corpus do estudo foi composto de 772 pesquisas. Porém, após uma leitura preliminar, selecionaram-se 144 pesquisas para análise, visto que 419 não tinham foco no processo de ensino e aprendizagem em escolas regulares e 209 apareceram repetidas na busca, a qual foi realizada no final do primeiro semestre de 2019. Vale destacar que não houve um recorte de tempo. Os resultados revelaram que, embora a legislação pertinente ao tema tenha proporcionado algumas garantias e o número de alunos com TEA em escolas regulares tenha crescido, a inclusão e a aprendizagem desses alunos ainda não são uma realidade, pois incluir não significa apenas fazer a matrícula. A escola regular ainda tem muito a fazer, como a adaptação de suas estruturas físicas, mudanças nas suas ações pedagógicas, o uso de tecnologias assistivas e de métodos de intervenção e a inclusão dos currículos funcionais. Também é preciso investir na formação continuada dos docentes, pois a formação inicial não os tem preparado para lidar com alunos com TEA.

Palavras-chave : Transtorno do espectro autista; Alunos com TEA; Educação especial; Processo de ensino e aprendizagem; Inclusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License