SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1The process of teaching and learning of students with ASD in regular schools: a review of theses and dissertationsSensitivity and specificity of psychological instruments in the assessment of attention deficit and hyperactivity disorder: a systematic review study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

SILVA, Kaitiana Martins da; GILL, Carla Borges Fleuri  and  BRAGA, Douglas Martins. Fisioterapia aquática no desenvolvimento motor grosso de lactente prematuro com malformações congênitas de membros superiores: relato de caso. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 41-54. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n1p41-54.

As malformações congênitas e a prematuridade são fatores de risco para o desenvolvimento neuropsicomotor. Sabe-se que os primeiros anos de vida são caracterizados por importantes aquisições do desenvolvimento infantil. Esse período é considerado crucial por causa da maior plasticidade cerebral, com aumento das redes neurais e consequente potencialização dos ganhos de desenvolvimento. Diante dessas características, surge a importância da intervenção o mais precoce possível. O objetivo deste estudo foi verificar a influência da fisioterapia aquática funcional no desenvolvimento motor grosso de um lactente prematuro com diagnóstico clínico de malformação dos ossos do carpo (bilateral). Trata-se de um relato de caso desenvolvido no setor de fisioterapia aquática da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) - unidade Ibirapuera. Participou deste estudo um paciente do sexo masculino com 5 meses e 2 dias de idade cronológica, com diagnóstico médico de malformação dos ossos do carpo bilateral e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Foram realizadas avaliações, antes e depois de oito sessões de atendimento, por meio da Alberta Infant Motor Scale (Aims). O protocolo foi definido com enfoque no estímulo do desenvolvimento neuropsicomotor. Observaram-se aumento de 12 pontos no escore bruto da Aims, de 6 a 18, e melhora no percentil. Antes da intervenção, verificou-se percentil 5 e, depois, percentil 50. Este estudo demonstra que, para esse paciente, a fisioterapia aquática funcional pode influenciar de forma positiva o desenvolvimento motor grosso.

Keywords : Hidroterapia; Desenvolvimento infantil; Prematuridade; Intervenção precoce; Anormalidades congênitas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License