SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Aquatic physiotherapy on the gross motor development of a premature infant with congenital malformations of the upper limbs: case reportIntensive neuromotor therapy in trunk control and gross motor skills in child with spasic hemiparesia: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

COSTA, Beatriz Camilo Araujo dos Santos  and  ZANINI, Daniela Sacramento. Sensibilidade e especificidade de instrumentos psicológicos na avaliação do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um estudo de revisão sistemática. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 55-66. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n1p55-66.

Este estudo teve como propósito revisar sistematicamente estudos referentes à sensibilidade e especificidade de instrumentos psicológicos na avaliação do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Com a utilização do PRISMA, realizou-se uma revisão sistemática por meio da pesquisa em bases de dados nacionais e internacionais na plataforma Capes, com os descritores ADHD/sensitivity and specificity, sem a seleção de bases de dados específicas. A pesquisa foi restrita às publicações dos últimos cinco anos (2014-2019). Adotaram-se os seguintes critérios de inclusão: artigos de avaliação psicológica no TDAH com crianças e artigos empíricos publicados em revista brasileira ou estrangeira revisados por pares. Excluíram-se os artigos repetidos nos quais houvesse a indicação de comorbidades. A amostra final foi composta por dois artigos. Constatou-se um baixo índice de publicações referentes à sensibilidade e especificidade de instrumentos nas avaliações psicológicas para o TDAH, mesmo com o grande número de estudos relacionados ao transtorno nos últimos cinco anos. Os estudos selecionados descreveram o uso da curva ROC como procedimento de análise da sensibilidade e especificidade, com o objetivo de reduzir vieses diagnósticos. Não foram encontrados instrumentos utilizados em avaliações psicológicas referentes ao TDAH. Os estudos apresentavam como eixo central, respectivamente, o uso do eletroencefalograma e o desenvolvimento de instrumento breve para o transtorno em equipe multiprofissional. Observou-se a necessidade de investimento em construções de instrumentos psicológicos sensíveis e específicos para procedimentos diagnósticos em quadros de TDAH, considerando que os estudos encontrados em revisão sistemática fazem menção àárea médica e ao uso multiprofissional.

Keywords : Sensibilidade; Especificidade; TDAH; Avaliação psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License