SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Sensibilidad y especificidad de los instrumentos psicológicos en la evaluación del trastorno por déficit de atención con hiperactividad: un estudio de revisión sistemáticaUn panorama de las intervenciones de comportamiento para tratar el estrés y la ansiedad en los atletas: revisión bibliográfica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versión impresa ISSN 1519-0307versión On-line ISSN 1809-4139

Resumen

SANTOS, Laryssa Maira Dos et al. Terapia neuromotora intensiva no controle de tronco e habilidades motoras grossas em criança com hemiparesia espástica: relato de caso. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 67-84. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n1p67-84.

A encefalopatia crônica não progressiva da infância (ECNPI), conhecida como paralisia cerebral (PC), ocorre em decorrência de uma lesão no encéfalo imaturo, com consequentes alterações de tônus, postura e movimento e atraso no desenvolvimento motor. Uma das formas de intervenções fisioterapêuticas inovadoras utilizadas nos indivíduos com ECNPI é a terapia neuromotora intensiva (TNMI). Para mensurar a evolução desses pacientes, utilizam-se escalas motoras, como GMFM-88 e 66 e GMFCS, e análise de biofeedback. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da TNMI sobre o controle de tronco e da função motora grossa de criança com ECNPI do tipo hemiparesia. Trata-se de um estudo de caso retrospectivo quanti-qualitativo, que analisou o prontuário de criança com hemiparesia e GMFCS III, do sexo feminino, submetida à TNMI num centro de reabilitação. Por meio de análise do Biofeed® (Goniometria Wi-Fi), da GMFM-88 e 66 e da GMFCS, foram comparados os dados iniciais e finais por módulo com os ganhos obtidos nos dois módulos. Constatou-se um ganho em todas as dimensões da GMFM-88 e, principalmente, nas avaliações do segundo módulo de TNMI, com ganhos maiores nas dimensões D (2,56%) e E (4,17%), que eram metas para a paciente. Também se observou, na comparação das análises do Biofeed®, uma oscilação maior de tronco na coleta final do segundo módulo de terapia, provavelmente como forma de compensar a maior utilização do segmento. Pode-se concluir que a TNMI foi capaz de promover melhoras motoras globais para a paciente com hemiparesia do estudo, principalmente com ganhos de habilidades motoras mais altas e ajustes de maior oscilação de tronco, sendo recomendada como forma de intervenção adequada para esses casos.

Palabras clave : Paralisia cerebral; Hemiparesia; Fisioterapia; Função motora grossa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License