SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Intensive neuromotor therapy in trunk control and gross motor skills in child with spasic hemiparesia: case reportDown syndrome: the prevalence of Alzheimer's disease and the role of thyroid hormone author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

ANDREOLI, Mariana De Araújo; OLIVEIRA, Thaís Cabral De  and  FONTELES, Daniel Sá Roriz. Um panorama das intervenções comportamentais para tratar estresse e ansiedade em atletas: revisão bibliográfica. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 85-115. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n1p85-115.

O esporte, na contemporaneidade, vem ganhando cada vez mais importância e visibilidade, sobretudo por valorizar o esforço físico e intelectual desprendido por atletas de alto rendimento em suas diversas categorias. Esses atletas frequentemente enfrentam estresse e ansiedade antes de desempenharem suas funções. Objetivou-se com o presente trabalho descrever os fatores que eliciam essas reações emocionais, identificar instrumentos utilizados para a avaliação e o diagnóstico delas em atletas, e apresentar intervenções psicológicas e/ou comportamentais utilizadas. Para tanto, procedeu-se a uma revisão bibliográfica dos artigos científicos publicados em periódicos nacionais, sendo incluídas pesquisas empíricas e de revisão, publicadas entre 2010 e 2017, sobre situações de estresse e ansiedade em atletas. O referencial teórico utilizado para a discussão do tema foi a análise do comportamento e o behaviorismo radical. Como resultado, analisaram-se todos os antecedentes, os instrumentos de avaliação e as intervenções realizadas. Ao final são descritas algumas intervenções apresentadas como eficazes na literatura, porém ainda sem dados empíricos coletados no Brasil. Conclui-se que, quando o esporte competitivo é aliado ao bem-estar do atleta, este apresentará melhor desempenho. A atuação do psicólogo, nesse contexto, tem como objetivo principal o desenvolvimento de autoconsciência, autoconfiança e inteligência emocional.

Keywords : Psicologia do esporte; Comportamento; Estresse; Ansiedade; Desempenho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License