SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Down syndrome: the prevalence of Alzheimer's disease and the role of thyroid hormoneThe association between symptoms of postpartum depression and quality of mother-infant attachment relationship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

CALABRIA, André Chaves; SPANIOL, Claudia  and  GOMES, Mirna Grubert. Dieta vegetariana na gestação e o impacto sobre o organismo materno e fetal: uma revisão da literatura. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 132-157. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n1p132-157.

Durante a gravidez, as necessidades nutricionais estão aumentadas por causa do desenvolvimento fetal. Portanto, é interessante questionar se restrições dietéticas, como no vegetarianismo, são seguras para gestante e feto. Como objetivo, procurou-se discutir possíveis impactos das dietas vegetarianas na gestação e investigar se existem deficiências nutricionais causadas por essas dietas na gravidez. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica em periódicos nacionais e internacionais indexados nas bases de dados PubMed, Medline, ScienceDirect, Bireme e Lilacs, no período de 2009 a 2019. Utilizaram-se os descritores em ciência e saúde: dieta vegetariana, deficiências nutricionais, vitaminas e gravidez. Os critérios de inclusão para a seleção foram artigos gratuitos que exploram dietas vegetarianas e veganas durante a gravidez ou as complicações dessas dietas na gestante, no feto e no recém-nascido. Os critérios de exclusão foram artigos que não abordam as consequências dessas dietas na gravidez, mas em mulheres não grávidas e/ou homens adultos; estudos que tratam das consequências em longo prazo das dietas vegetarianas e veganas adotadas durante a gravidez, em crianças e adolescentes. Encontraram-se 14.006 artigos com os descritores. Após critérios de inclusão e exclusão, analisaram-se 12 artigos selecionados. Os artigos mostram que gestantes vegetarianas estão mais suscetíveis à deficiência de nutrientes - principalmente vitamina B12, ferro, zinco e iodo. Essas carências nutricionais predispõem a gestante e o recém-nascido à anemia, podendo prejudicar o desenvolvimento fetal. Além disso, estão associados ao parto prematuro e a uma falha no desenvolvimento neuropsicomotor. A alimentação balanceada e adaptada às novas necessidades fisiológicas da gestante é imprescindível para o bom estado geral da gestante e o adequado desenvolvimento fetal. Frequentemente a suplementação oral se faz necessária, bem como o acompanhamento da dieta por profissionais de saúde e a realização de um pré-natal adequado, com atenção especial às possíveis carências nutricionais que a gestante possa apresentar.

Keywords : Vegetarianismo; Gestação; Gravidez; Nutrição; Período gestacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License