SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Vegetarian diet in pregnancy and impact on the maternal and fetal organism: a literature reviewThe maternal environment influences the ponderal development and the viability of the offspring of rats but does not alter maternal care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

ISCAIFE, Amanda Beretta et al. Associação entre sintomas de depressão pós-parto e qualidade da relação de apego mãe-bebê. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 158-175. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n1p158-175.

A literatura tem mostrado que a depressão pós-parto pode comprometer significativamente o desenvolvimento do vínculo afetivo precoce entre a mãe e o bebê. O presente trabalho teve como objetivo examinar a associação entre relato materno de sintomas de depressão pós-parto e a qualidade da relação de apego precoce entre a mãe e seu bebê. As participantes foram 23 mães com bebês de seis meses a um ano de idade. As mães preencheram um questionário sociodemográfico, a Escala de Depressão Pós-natal de Edimburgo e a Escala de Ligação Materna Pós-natal. Foi observada uma correlação negativa estatisticamente significativa entre sintomas de depressão pós-parto e qualidade do vínculo emocional mãe-bebê (-0,68; p < 0,001). Mais especificamente, o estudo mostrou que mais sintomas de depressão pós-parto estavam associados à menor aceitação (-0,59; p = 0.003) e tolerância (-0,44; p = 0,035) por parte da mãe em relação ao bebê e baixa sensação de competência (-0,59; p = 0,003). Os resultados são consistentes com a literatura que vem mostrando que mães deprimidas no período pós-parto podem ter mais dificuldades em estabelecer uma relação de apego de elevada qualidade com seus bebês.

Keywords : Depressão pós-parto; Relação mãe-bebê; Apego; Desenvolvimento infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License