SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1The maternal environment influences the ponderal development and the viability of the offspring of rats but does not alter maternal care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

RODRIGUES, Paula da Silva  and  BERNARDI, Maria Martha. Estudo pré-clínico de um nutracêutico sedativo à base de fitonutrientes, ProSleepTM, em camundongos machos: comparação com o zolpidem. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 192-204. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n1p192-204.

Este trabalho visou comparar o efeito sedativo de um nutracêutico à base de fitonutrientes, o ProSleepTM, em camundongos machos com os do zolpidem, um fármaco hipnótico empregado como indutor de sono. Para tanto, foram feitos três testes visando comparar os efeitos dos dois produtos: 1. a latência e duração da anestesia induzida por cetamina e xilazina, 2. a sedação observada em campo aberto e 3. ansiedade observada em labirinto em cruz elevado. Os resultados mostraram o seguinte: 1. na indução e duração da anestesia induzida por cetamina e xilazina, a comparação entre o zolpidem e o ProSleepTM não mostrou diferenças significantes; 2. no campo aberto, o zolpidem e o ProSleepTM reduziram de forma similar as frequências de locomoção total e periférica e aumentaram a imobilidade quando comparados ao grupo controle; 3. no labirinto em cruz elevada, não foram observadas diferenças significantes após os tratamentos quando comparados ao grupo controle em todos os parâmetros observados. Tanto o zolpidem como o ProSleepTM melhoraram a indução e duração da anestesia e induziram sedação no campo aberto. Além disso, tanto o zolpidem como o ProSleepTM não mostraram efeitos ansiolíticos. Assim, pode-se sugerir que o ProSleepTM tem o mesmo perfil farmacológico do zolpidem.

Keywords : Indutor de sono; Cetamina; Xilazina; Sedação; Zolpidem; Nutracêutico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License