SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1El ambiente materno influye en el desarrollo ponderal y la viabilidad de la descendencia de las ratas, pero no altera el cuidado materno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versión impresa ISSN 1519-0307versión On-line ISSN 1809-4139

Resumen

RODRIGUES, Paula da Silva  y  BERNARDI, Maria Martha. Estudo pré-clínico de um nutracêutico sedativo à base de fitonutrientes, ProSleepTM, em camundongos machos: comparação com o zolpidem. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 192-204. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n1p192-204.

Este trabalho visou comparar o efeito sedativo de um nutracêutico à base de fitonutrientes, o ProSleepTM, em camundongos machos com os do zolpidem, um fármaco hipnótico empregado como indutor de sono. Para tanto, foram feitos três testes visando comparar os efeitos dos dois produtos: 1. a latência e duração da anestesia induzida por cetamina e xilazina, 2. a sedação observada em campo aberto e 3. ansiedade observada em labirinto em cruz elevado. Os resultados mostraram o seguinte: 1. na indução e duração da anestesia induzida por cetamina e xilazina, a comparação entre o zolpidem e o ProSleepTM não mostrou diferenças significantes; 2. no campo aberto, o zolpidem e o ProSleepTM reduziram de forma similar as frequências de locomoção total e periférica e aumentaram a imobilidade quando comparados ao grupo controle; 3. no labirinto em cruz elevada, não foram observadas diferenças significantes após os tratamentos quando comparados ao grupo controle em todos os parâmetros observados. Tanto o zolpidem como o ProSleepTM melhoraram a indução e duração da anestesia e induziram sedação no campo aberto. Além disso, tanto o zolpidem como o ProSleepTM não mostraram efeitos ansiolíticos. Assim, pode-se sugerir que o ProSleepTM tem o mesmo perfil farmacológico do zolpidem.

Palabras clave : Indutor de sono; Cetamina; Xilazina; Sedação; Zolpidem; Nutracêutico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License