SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Maternal health condition and functional performance of children with congenital Zika syndrome in day care centers in Recife, Pernambuco/Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

ZACCARELLI-MAGALHAES, Julia et al. Neurotoxicidade do nascimento à puberdade em roedores: revisão dos principais agentes tóxicos e suas implicaçõesNeurotoxicity from birth to puberty in rodents: review of the main toxic agents and their implicationsNeurotoxicidad desde el nacimiento a la pubertad en rodantes: una revisión de los principales agentes tóxicos y sus implicaciones. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 10-63. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n2p9-63.

Esta revisão teve como objetivos apresentar os principais parâmetros empregados para a avaliação de neurotoxicidade durante o período inicial da vida de roedores até a puberdade e realizar um levantamento da literatura mais atual dos efeitos tóxicos de praguicidas, medicamentos, drogas lícitas e ilícitas, toxinas e agentes ambientais em filhotes de roedores. No levantamento bibliográfico, feito por meio da base de dados PubMed, empregaram-se os seguintes termos: desenvolvimento pós-natal, toxicidade, roedores e parâmetros físicos e reflexológicos. Os critérios de inclusão foram: 1) língua inglesa; 2) espécies: ratos e camundongos; 3) artigos de revisão e originais; 4) publicações entre 2000 e 2020. Os trabalhos selecionados mostraram quais são os principais parâmetros do desenvolvimento físico e reflexos inatos utilizados para a avaliação de neurotoxicidade, durante o período inicial da vida de um roedor até a puberdade, que podem apontar alterações comportamentais e neurológicas na idade adulta. Os parâmetros de abertura dos olhos e abertura vaginal foram os marcos de desenvolvimento físico mais citados; e os de endireitamento postural em superfície e a geotaxia negativa, os reflexos mais empregados. Os resultados mostraram os diferentes agentes tóxicos capazes de alterar o desenvolvimento de filhotes de roedores, causando danos reversíveis e, em alguns casos, irreversíveis nesses animais. Esses agentes possuem interesse econômico, pois são empregados como praguicidas, medicamentos e drogas lícitas e ilícitas, além de serem toxinas e contaminantes ambientais. Assim, esse levantamento contribui para o uso seguro desses agentes durante o período gestacional e de lactação, períodos cruciais para o desenvolvimento pleno de um ser vivo.

Keywords : Toxicologia do desenvolvimento; Praguicidas; Medicamentos; Toxinas; Contaminantes ambientais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License