SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Condição de saúde materna e desempenho funcional das crianças com síndrome congênita do Zika vírus em creches do Recife, em Pernambuco, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

ZACCARELLI-MAGALHAES, Julia et al. Neurotoxicidade do nascimento à puberdade em roedores: revisão dos principais agentes tóxicos e suas implicaçõesNeurotoxicity from birth to puberty in rodents: review of the main toxic agents and their implicationsNeurotoxicidad desde el nacimiento a la pubertad en rodantes: una revisión de los principales agentes tóxicos y sus implicaciones. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 10-63. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n2p9-63.

Esta revisão teve como objetivos apresentar os principais parâmetros empregados para a avaliação de neurotoxicidade durante o período inicial da vida de roedores até a puberdade e realizar um levantamento da literatura mais atual dos efeitos tóxicos de praguicidas, medicamentos, drogas lícitas e ilícitas, toxinas e agentes ambientais em filhotes de roedores. No levantamento bibliográfico, feito por meio da base de dados PubMed, empregaram-se os seguintes termos: desenvolvimento pós-natal, toxicidade, roedores e parâmetros físicos e reflexológicos. Os critérios de inclusão foram: 1) língua inglesa; 2) espécies: ratos e camundongos; 3) artigos de revisão e originais; 4) publicações entre 2000 e 2020. Os trabalhos selecionados mostraram quais são os principais parâmetros do desenvolvimento físico e reflexos inatos utilizados para a avaliação de neurotoxicidade, durante o período inicial da vida de um roedor até a puberdade, que podem apontar alterações comportamentais e neurológicas na idade adulta. Os parâmetros de abertura dos olhos e abertura vaginal foram os marcos de desenvolvimento físico mais citados; e os de endireitamento postural em superfície e a geotaxia negativa, os reflexos mais empregados. Os resultados mostraram os diferentes agentes tóxicos capazes de alterar o desenvolvimento de filhotes de roedores, causando danos reversíveis e, em alguns casos, irreversíveis nesses animais. Esses agentes possuem interesse econômico, pois são empregados como praguicidas, medicamentos e drogas lícitas e ilícitas, além de serem toxinas e contaminantes ambientais. Assim, esse levantamento contribui para o uso seguro desses agentes durante o período gestacional e de lactação, períodos cruciais para o desenvolvimento pleno de um ser vivo.

Palavras-chave : Toxicologia do desenvolvimento; Praguicidas; Medicamentos; Toxinas; Contaminantes ambientais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License