SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Neurotoxicidade do nascimento à puberdade em roedores: revisão dos principais agentes tóxicos e suas implicaçõesEstudo comparativo das características históricas, sociodemográficas e de adesão dos usuários de substâncias psicoativas de um programa ambulatorial público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

TAVARES NETTO, Afonso Rodrigues et al. Condição de saúde materna e desempenho funcional das crianças com síndrome congênita do Zika vírus em creches do Recife, em Pernambuco, Brasil. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 64-85. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n2p64-85.

Este estudo teve como objetivos avaliar a condição de saúde materna e o desempenho funcional das crianças com síndrome congênita relacionada à infecção pelo vírus Zika (SCZ) e analisar a percepção materna sobre a inserção de seus filhos nas creches municipais. Realizou-se um estudo observacional e exploratório de abordagem qualitativa e quantitativa entre agosto e dezembro de 2018, no qual se incluíram sete das 11 crianças matriculadas na rede de ensino municipal, diagnosticadas com SCZ. Aplicaram-se o World Health Organization Disability Assessment Schedule 2.0 (WHODAS 2.0) e o roteiro de entrevista semiestruturado às mães. Em relação às crianças, foi aplicado o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (Pediatric Evaluation of Disability Inventory - PEDI). Observou-se sobrecarga nos níveis de atividade e participação materna mesmo após inserção das crianças nas creches. Foram verificadas crianças com baixo desempenho funcional, atrasos no desenvolvimento e ampla necessidade de assistência do cuidador primário. Os relatos maternos permitiram identificar benefícios da inserção nas creches, porém ainda há necessidade de participação ativa das mães no cuidado da criança dentro da creche e falta de adaptações estruturais, permeando a sobrecarga materna. Apesar de ter sido epicentro da epidemia da SCZ, com grande quantidade de casos notificados, maiores estratégias de inclusão das crianças na rede de ensino, melhorias estruturais, capacitações profissionais e suporte materno se fazem necessários.

Palavras-chave : Zika vírus; Creches; Educação especial; Criança com deficiência; Relações mãe-filho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License