SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Condição de saúde materna e desempenho funcional das crianças com síndrome congênita do Zika vírus em creches do Recife, em Pernambuco, BrasilProposta de atividades para estimulação da percepção dos sons e das rimas em crianças moçambicanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

CHOHFI, Maria Cecilia Fricke; MEIRELLES, Juliana de Almeida Castro Marinho  e  SILVA, Claudio Jeronimo da. Estudo comparativo das características históricas, sociodemográficas e de adesão dos usuários de substâncias psicoativas de um programa ambulatorial público. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 86-104. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n2p86-104.

Nos últimos anos, o consumo de substâncias lícitas e ilícitas no Brasil cresceu. Isso desencadeia problemas políticos, econômicos, sociais e culturais. Dessa forma, houve um aumento na demanda de tratamentos especializados. Nesse prisma, conhecer o perfil do usuário e a adesão ao tratamento é de suma importância para facilitar a gestão do serviço especializado. O objetivo deste estudo foi caracterizar a população atendida no programa de tratamento de álcool e drogas do Ambulatório Médico de Especialidades, comparando os dados do primeiro ano de funcionamento do serviço com os do segundo quanto às características históricas, sociodemográficas e de adesão ao tratamento dos pacientes. Trata-se de um estudo observacional, descritivo e retrospectivo. A amostra compreendeu 880 pacientes. Foi possível verificar associações entre as variáveis categóricas por meio dos testes qui-quadrado e exato de Fisher. Constatou-se a predominância do sexo masculino nos dois anos. No primeiro ano, solteiros buscaram tratamento e, no segundo, aumentou o número de casados. A idade média foi de 37 anos, com predomínio das classes sociais C e D no primeiro ano e E no segundo ano. A maioria realizou tratamento anterior, com média de 2,6 tratamentos; e 97,1% fizeram uso de álcool, 85,8% de tabaco e 68,0%, de maconha. A amostra do primeiro ano apresentou porcentagem maior de melhora (8,0% contra 4,2%) e de abandono (39,2% contra 26,5%). Quando se caracterizou o usuário, foi possível perceber, no perfil, fatos que corroboram o que outros pesquisadores já haviam identificado em usuários brasileiros (homens, de classes C, D e E, na faixa etária entre 30 e 40 anos); as drogas mais utilizadas são as lícitas, o que facilita o uso. Por ser uma doença recidivante, a média é de 2,6 tratamentos anteriores, o que afeta negativamente a adesão. Portanto, é importante que se conheçam esses dados para facilitar a gestão do tratamento, tornando-o mais eficaz.

Palavras-chave : Usuários de drogas; Assistência ambulatorial; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Administração de serviços de saúde; Registros médicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License