SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Comparative study of historical, sociodemographic and adherence characteristics of psychoactive substances users in public outpatient programPrevalência de excesso de peso e obesidade em pessoas com transtorno do espectro autista: uma revisão bibliográfica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

MATOS, Lilian Meibach Mrandoles de; MUITANA, Gérson Obede Estevão; BRITO, Gabriel  and  SEGAMARCHI, Paula Racca. Proposta de atividades para estimulação da percepção dos sons e das rimas em crianças moçambicanas. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 105-122. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n2p105-122.

A consciência fonológica tem se mostrado um forte preditor da leitura em muitos idiomas e consiste na habilidade de manipular conscientemente os sons da fala. Diferentes estudos evidenciam que a estimulação da consciência fonológica na idade pré-escolar contribui para o melhor desempenho em leitura e acadêmico nos anos seguintes. No Brasil e em diversos países, já existem diferentes atividades para o desenvolvimento da consciência fonológica de forma lúdica e criativa que atentam às características culturais, semânticas e fonéticas, às brincadeiras e aos contos infantis do contexto no qual a criança está inserida. O objetivo deste estudo foi desenvolver uma proposta de intervenção em consciência fonológica com ênfase na estimulação da percepção dos sons e das rimas para ser aplicado a pré-escolares e/ou alunos moçambicanos do primeiro ano. O estudo foi dividido em duas fases: 1. desenvolvimento e adaptações culturais ao português moçambicano de atividades de consciência fonológica para crianças de 4 a 6 anos e 2. validação cultural por especialistas moçambicanos. Desenvolveram-se e adaptaram-se 15 atividades de percepção de sons e rimas, com níveis crescentes de dificuldade. Foi possível desenvolver uma proposta de intervenção para estimulação de consciência fonológica de alunos moçambicanos de 4 a 6 anos. Estudos experimentais deverão ser conduzidos a fim de aprimorar e verificar a eficácia do programa.

Keywords : Desenvolvimento infantil; Habilidades; Intervenção; Atividades; Consciência fonológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License