SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Proposal of activities to stimulate the perception of sounds and rhymes in Mozambican childrenQuality of life in caregivers of children and adolescents with autism spectrum disorder: a comparative study between sexes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

QUEDAS, Carolina Lourenço Reis; MENDES, Eduardo Henrique  and  TOLEDO, Tiago Barbosa. Prevalência de excesso de peso e obesidade em pessoas com transtorno do espectro autista: uma revisão bibliográficaPrevalence of overweight and obesity in people with autism spectrum disorder: a bibliographic reviewPrevalencia de sobrepeso y obesidad en personas con trastorno del espectro autista: una revisión bibliográfica. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 123-137. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n2p123-137.

A obesidade e o ganho excessivo de peso têm sido um problema de saúde pública em muitos países, e algumas pesquisam apontam que a obesidade é a segunda causa de mortes evitáveis nos Estados Unidos, perdendo apenas para o tabagismo. Segundo muitos estudos, a inatividade física, os déficits na interação social e o comportamento sedentário estão relacionados ao aumento do risco da obesidade e do ganho excessivo de peso em pessoas com transtorno do espectro autista. Este estudo teve como objetivos levantar e analisar artigos sobre a prevalência e os fatores que possam contribuir para a obesidade e ganhos de peso em pessoas com transtorno do espectro autista, por meio das bases de dados PubMed e Bireme. O método utilizado foi qualitativo-descritivo, por meio dos seguintes descritores específicos: autism and obesity e overweight and autism. Foram encontrados 396 artigos publicados entre 2018 e 2020. Desse total, cinco estavam de acordo com os critérios de inclusão deste estudo. A conclusão deste estudo foi que indivíduos com autismo têm maior risco de ter obesidade e ganho excessivo de peso em relação à população neurotípica, e várias causas listadas, como a inatividade física e a falta de conhecimento nutricional, são fatores importantes para a instalação de quadro que pode causar problemas de doenças crônicas e perda de qualidade de vida.

Keywords : Autismo; Obesidade; Transtorno do espectro autista; Excesso de peso; Inatividade física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License