SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Proposta de atividades para estimulação da percepção dos sons e das rimas em crianças moçambicanasQualidade de vida em cuidadores de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: estudo comparativo entre sexos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

QUEDAS, Carolina Lourenço Reis; MENDES, Eduardo Henrique  e  TOLEDO, Tiago Barbosa. Prevalência de excesso de peso e obesidade em pessoas com transtorno do espectro autista: uma revisão bibliográficaPrevalence of overweight and obesity in people with autism spectrum disorder: a bibliographic reviewPrevalencia de sobrepeso y obesidad en personas con trastorno del espectro autista: una revisión bibliográfica. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 123-137. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n2p123-137.

A obesidade e o ganho excessivo de peso têm sido um problema de saúde pública em muitos países, e algumas pesquisam apontam que a obesidade é a segunda causa de mortes evitáveis nos Estados Unidos, perdendo apenas para o tabagismo. Segundo muitos estudos, a inatividade física, os déficits na interação social e o comportamento sedentário estão relacionados ao aumento do risco da obesidade e do ganho excessivo de peso em pessoas com transtorno do espectro autista. Este estudo teve como objetivos levantar e analisar artigos sobre a prevalência e os fatores que possam contribuir para a obesidade e ganhos de peso em pessoas com transtorno do espectro autista, por meio das bases de dados PubMed e Bireme. O método utilizado foi qualitativo-descritivo, por meio dos seguintes descritores específicos: autism and obesity e overweight and autism. Foram encontrados 396 artigos publicados entre 2018 e 2020. Desse total, cinco estavam de acordo com os critérios de inclusão deste estudo. A conclusão deste estudo foi que indivíduos com autismo têm maior risco de ter obesidade e ganho excessivo de peso em relação à população neurotípica, e várias causas listadas, como a inatividade física e a falta de conhecimento nutricional, são fatores importantes para a instalação de quadro que pode causar problemas de doenças crônicas e perda de qualidade de vida.

Palavras-chave : Autismo; Obesidade; Transtorno do espectro autista; Excesso de peso; Inatividade física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License