SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Prevalência de excesso de peso e obesidade em pessoas com transtorno do espectro autista: uma revisão bibliográfica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

LOSAPIO, Mirella Fiuza  and  FURTADO, Erikson Felipe. Qualidade de vida em cuidadores de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: estudo comparativo entre sexos. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 138-154. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n2p138-154.

O transtorno do espectro autista (TEA) é uma alteração do neurodesenvolvimento que frequentemente se apresenta com prejuízos sociais e dificuldades de aprendizagem e de autonomia, e impacta diretamente a família. Consequentemente, os cuidadores de crianças e adolescentes com esse diagnóstico precisam lidar com maiores níveis de estresse, que levam a baixos índices de qualidade de vida. Na literatura há descrição de que as meninas com TEA apresentam-se mais comprometidas que os meninos. Este estudo teve como objetivos avaliar a qualidade de vida em cuidadores de crianças e adolescentes com TEA e realizar comparação deste constructo entre cuidadores de pacientes do sexo feminino e masculino. Realizou-se uma entrevista semiestruturada e aplicou-se o instrumento WHOQOL-bref em 62 cuidadores de crianças ou adolescentes atendidos no ambulatório de TEA de um hospital-escola de Ribeirão Preto. A maioria da amostra era composta por mães (85%), indivíduos "não brancos", com ensino médio completo e renda familiar abaixo de dois salários mínimos. Houve predomínio de qualidade de vida mais baixa nos cuidadores de crianças e adolescentes do sexo feminino, em comparação com cuidadores do sexo masculino, porém sem relevância estatística. Contudo, nas questões relacionadas às condições socioeconômicas, houve associação com relevância estatística, de modo que os cuidadores de pacientes do sexo feminino pontuavam com menores escores nessa área. Este estudo não encontrou associação entre qualidade de vida nos cuidadores e sexo das crianças e adolescentes com TEA.

Keywords : Transtorno do espectro autista; Transtorno autístico; Qualidade de vida; Cuidadores; Sexo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License