SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Playing and its influence on the development of children with autism spectrum disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

TOMAZ, Raquel Ferreira dos Santos  and  LEON, Camila Barbosa Riccardi. Intervenções em funções executivas na primeiríssima infância: revisão da literatura. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 9-23. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v21n1p9-23.

As funções executivas são habilidades mentais importantes que regulam o comportamento, a cognição e a emoção, além de auxiliarem na realização de objetivos. A primeiríssima infância, que compreende bebês e crianças de 0 a 3 anos, é um período sensível para o desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas, pois nos primeiros anos de vida constrói-se a base estrutural para o desenvolvimento do cérebro. Estudos apontam que o desenvolvimento das funções executivas pode ser visto já nos primeiros meses de vida, indicando a possibilidade de intervenções precoce-preventivas. Sendo assim, este estudo realizou uma revisão de literatura com o objetivo de levantar evidências científicas sobre intervenções precoce-preventivas em funções executivas realizadas no contexto escolar voltadas para bebês e crianças de 0 a 3 anos de idade. Para tanto, foram pesquisadas as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, Scielo, Education Resources Information Center (Eric) e Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic). Aplicados os critérios de elegibilidade, encontrou-se apenas um artigo experimental que propõe um programa de intervenção baseado em treinamento linguístico para crianças de 26 a 31 meses. O estudo de intervenção revelou que o treinamento em linguagem impactou positivamente as funções executivas. Nos demais artigos encontrados, observaram-se muitos estudos direcionados a avaliar as funções executivas em bebês e crianças pequenas com desenvolvimento atípico, bem como pesquisas cujo objetivo era o de identificar o poder das suplementações nutricionais para o desenvolvimento da cognição em crianças típicas de baixa renda. Dessa forma, a presente pesquisa verificou uma lacuna em estudos sobre a temática em questão. Considerando a relevância das funções executivas para o desenvolvimento infantil e a prática de intervenções precoce-preventivas, sugere-se a condução de futuras pesquisas a fim de promover as funções executivas na primeiríssima infância.

Keywords : Desenvolvimento infantil; Educação; Criança; Cognição.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License